Daewoo Espero, mesmo já sendo um carro ultrapassado, ainda é moderno e bem equipado. Concebido desde o início, não apenas como um carro de família, mas um carro para mais exigentes e que gostam de velocidade (Cx aerodinâmico = 0,29). Design exterior projetado por italianos (Bertone), foi inicialmente um conceito de Design oferecido a Citroen, porém a mesma recusou. Tal conceito foi oferecido a uma empresa no ramo automotivo que estava em crescimento na Coréia do Sul, ou seja, a Daewoo. Em uma Jogada ousada, a Coreana tentou parceria com a Opel, mas não obteve sucesso. Então, usou a parceria que ainda estava de pé com GM para o projeto do Espero. Em setembro de 1991, o Espero entrou em showrooms na Coréia e nos EUA. As única versão era CD com motores 1.8 e 2.0. Em 1994, você já poderia comprar Espero na Europa e em outros países, incluindo o Brasil, e em 1996, após a compra da Daewoo pela FSO, o Espero foi também para a Polónia. Em nosso país, o Espero ficou entre os 10 importados mais vendidos, vindo nas versões CD e DLX com motor 2.0. É bem raro encontrar Espero com motor 1.5 por aqui, mas teve alguns. Ele foi considerado um carro familiar com excelente acabamento e conteúdo a um preço muito acessível se comparado aos concorrentes. A Daewoo vendeu uma significativa quantidade por aqui (cerca de 17 mil unidades do Espero), Mas em 1999, o Espero carro foi retirado de venda mundialmente, sendo no Brasil em 1997. Em seu lugar, entrou o Nubira.
1989
Conceito de Design do Espero é rejeitado pela Citroen e aceito pela Daewoo
1990
Introdução à produção da Primeira versão da Coréia do Sul
1991
Exportação para outros países
1993
Estréia da Segunda versão do Espero, com reestilizações
1994
Espero disponível no Brasil na versão DLX com motor 2.0 de 110 cv
1995
Estréia do Espero na Europa
Estreia da Versão CD no mercado Brasileiro e saída da versão DLX
1996
Início da Fabricação com apoio da FSO Daewoo
1997
Espero deixa de ser produzido na Coreia, agora apenas produzido na Rússia.
Espero deixa de ser oferecido no Brasil
1998
Espero deixa de ser fabricado mundialmente com motor 2.0, restando apenas 1.8 e 1.5
Início de 1999
Fim da produção do Espero 1.8, restando apenas a 1.5
Final de 1999
Fim da Produção do Espero no mundo todo.
2000
Fim das vendas mundiais do Daewoo Espero
Tópico atualizado em 11/10/15
Última edição por Guilherme Aloísio em Dom Out 11, 2015 4:55 pm, editado 2 vez(es)