O Daewoo Espero é um Sedan médio fabricado pela Daewoo Motors, aproveitando a parceria com a General motor e usando a plataforma e mecânica GM.
O conceito de Design do Daewoo Espero criado pelo estúdio Italiano Bertone chegou a ser oferecido para a Citroen, porém a mesma o achou Feio e descartou. Nesse conceito, algumas coisas eram diferentes no Espero, por exemplo, frente mais "quadrada" e carroceria mais alta na traseira. No interior, o painel seria digital em seu conceito original, mas que provavelmente por conta do maior custo, acabou sendo descartado pela Daewoo. Como a Coreana estudava produzir um Sedan Médio para preencher sua linha, acabou se interessando pelo conceito e tentou parceria com a Opel, porém não obteve sucesso. Persistente, a Daewoo Motors fez uma jogada ousava aproveitando a parceria com a General Motors que ainda estava de pé para produzir o Espero.
Eis que surge o Sedan médio, feito sobre a Plataforma do Chevrolet Vectra A (a mesma do Opel Ascona de 1981), emprestando também a mecânica em geral. O Interior é inteiramente projetado pelo Estúdio Bertone (que declarou falência recentemente), e o interior feito pela própria Daewoo.
Detalhe do conceito do interior com painel digital, que não virou realidade;
Os motores oferecidos eram o 1.5 16v de 90 cavalos feito pela Daewoo, 1.8 8V de 95 cavalos da GM, 2.0 8v de 105 cavalos da GM e o mais comum 2.0 8V do Vectra A com 110 cavalos.
Antiga Traseira do Daewoo Espero.
Em 1994, o Daewoo Espero recebeu uma reestilização na traseira, ganhando novas lanternas. O interior também mudou, com novas forrações de porta e novo painel.
No mesmo ano, o Sedan chega ao Brasil em uma versão DLX e em outra, sem nome definido, ambas praticamente com os mesmos opcionais, porém com preço mais elevado na versão DLX. Vinha completo de série, apenas com os opcionais: Teto Solar Elétrico, Bancos em Couro, Air Bag, ABS, CD Player e câmbio automático. O Motor era o Mesmo 2.0 8v de 110 cavalos do Vectra A. Até houve algumas unidades importadas com motor 1.5, porém são raríssimas. Em novembro de 1994, o sedan foi avaliado pela revista Quatro Rodas.
Em 1996, eis que surgem as primeiras (e poucas) modificações no Sedan, quando o mesmo começou a ser produzido na Fábrica de Rostov do Don, na Rússia. Alguns Detalhes mudaram, a versão DLX (mais cara) deixou de ser oferecida, agora apenas na versão CD, com Faróis de lente Lisa, novas rodas/calotas, novos bancos e outros detalhes.
No Brasil, o Espero passou a ser oferecido apenas na versão CD a partir de 1995, e foi até 1997, sendo substituido pelo Sedan Nubira em 1998, assim como o Super Saloon foi substituído pelo Leganza.
Apesar de ser um bom veículo e ter cumprido seu cargo nos países em que foi vendido, o Espero estava ultrapassado, suas vendas reduzidas a poucos países, e a concorrência se movendo. Aproveitando-se disso, e da compra da Daewoo pela General motors, no início de 1999, o Daewoo Espero deixa de ser produzido nas versões 2.0 e 1.8, restando apenas com motorização 1.5 até 2000, onde a produção foi finalizada mundialmente.
Atualizado 11/10/15: Na Espanha e em Portugal, o Daewoo Espero foi vendido com outro nome: Aranos, isso porque "Espero" em espanhol significava literalmente "esperar" algo, o que não daria uma boa imagem para a Daewoo
O conceito de Design do Daewoo Espero criado pelo estúdio Italiano Bertone chegou a ser oferecido para a Citroen, porém a mesma o achou Feio e descartou. Nesse conceito, algumas coisas eram diferentes no Espero, por exemplo, frente mais "quadrada" e carroceria mais alta na traseira. No interior, o painel seria digital em seu conceito original, mas que provavelmente por conta do maior custo, acabou sendo descartado pela Daewoo. Como a Coreana estudava produzir um Sedan Médio para preencher sua linha, acabou se interessando pelo conceito e tentou parceria com a Opel, porém não obteve sucesso. Persistente, a Daewoo Motors fez uma jogada ousava aproveitando a parceria com a General Motors que ainda estava de pé para produzir o Espero.
Eis que surge o Sedan médio, feito sobre a Plataforma do Chevrolet Vectra A (a mesma do Opel Ascona de 1981), emprestando também a mecânica em geral. O Interior é inteiramente projetado pelo Estúdio Bertone (que declarou falência recentemente), e o interior feito pela própria Daewoo.
Detalhe do conceito do interior com painel digital, que não virou realidade;
Os motores oferecidos eram o 1.5 16v de 90 cavalos feito pela Daewoo, 1.8 8V de 95 cavalos da GM, 2.0 8v de 105 cavalos da GM e o mais comum 2.0 8V do Vectra A com 110 cavalos.
Antiga Traseira do Daewoo Espero.
Em 1994, o Daewoo Espero recebeu uma reestilização na traseira, ganhando novas lanternas. O interior também mudou, com novas forrações de porta e novo painel.
No mesmo ano, o Sedan chega ao Brasil em uma versão DLX e em outra, sem nome definido, ambas praticamente com os mesmos opcionais, porém com preço mais elevado na versão DLX. Vinha completo de série, apenas com os opcionais: Teto Solar Elétrico, Bancos em Couro, Air Bag, ABS, CD Player e câmbio automático. O Motor era o Mesmo 2.0 8v de 110 cavalos do Vectra A. Até houve algumas unidades importadas com motor 1.5, porém são raríssimas. Em novembro de 1994, o sedan foi avaliado pela revista Quatro Rodas.
Em 1996, eis que surgem as primeiras (e poucas) modificações no Sedan, quando o mesmo começou a ser produzido na Fábrica de Rostov do Don, na Rússia. Alguns Detalhes mudaram, a versão DLX (mais cara) deixou de ser oferecida, agora apenas na versão CD, com Faróis de lente Lisa, novas rodas/calotas, novos bancos e outros detalhes.
No Brasil, o Espero passou a ser oferecido apenas na versão CD a partir de 1995, e foi até 1997, sendo substituido pelo Sedan Nubira em 1998, assim como o Super Saloon foi substituído pelo Leganza.
Apesar de ser um bom veículo e ter cumprido seu cargo nos países em que foi vendido, o Espero estava ultrapassado, suas vendas reduzidas a poucos países, e a concorrência se movendo. Aproveitando-se disso, e da compra da Daewoo pela General motors, no início de 1999, o Daewoo Espero deixa de ser produzido nas versões 2.0 e 1.8, restando apenas com motorização 1.5 até 2000, onde a produção foi finalizada mundialmente.
Atualizado 11/10/15: Na Espanha e em Portugal, o Daewoo Espero foi vendido com outro nome: Aranos, isso porque "Espero" em espanhol significava literalmente "esperar" algo, o que não daria uma boa imagem para a Daewoo
Última edição por Guilherme Aloísio em Dom Abr 03, 2016 11:45 pm, editado 4 vez(es)